Brinco banhado a ouro – Onde comprar? É semi joia? Quanto custa?

Brinco banhado a ouro vale a pena? Como funciona a técnica para banhar um brinco em ouro? Qual o preço médio cobrado em um brinco banhado em um metal nobre como o ouro? Brinco banhado e brinco folheado a ouro são as mesmas coisas? Um brinco que é banhado é considerado como semi joia? Quanto custa um curso de semi joias profissionalizante?

Banhar itens como alianças e brincos com um metal nobre como o ouro é uma das melhores opções que você pode tomar. Isso acontece porque, como veremos um pouco mais a seguir, o banho em metal nobre confere maior durabilidade e segurança para o seu item de beleza, transformando-o em uma semi joia que irá durar por décadas.

Além disso, um item banhado a ouro não custa caro, pelo contrário. Como estamos falando de um material que não é totalmente feito de ouro, mas somente banhado, seu valor de mercado é bem menor do que um brinco de ouro 24 quilates, onde 100% de sua composição é representada pelo metal nobre.

Pensando sobre isso, no conteúdo de hoje separamos informações muito interessantes sobre o brinco banhado a ouro. Vamos explicar a você como a técnica é colocada em prática, explicaremos se realmente se trata de uma semi joia ou não, entre outros detalhes. Vamos lá, leia com a gente!

Brinco banhado a ouro é uma semi joia?

Afinal, brinco banhado a ouro é uma semi joia? Qual o nível de qualidade de uma joia considerada como “semi”? Sim, tanto um brinco como qualquer outro item “banhado” ou “folheado” é uma semi joia. Dessa forma, quando você compra um brinco que é banhado, naturalmente está comprando uma semi joia.

Apesar do termo não ser originalmente “joia”, não quer dizer que você está adquirindo um produto ruim. Muito pelo contrário. Itens baseados em banho de ouro possuem uma durabilidade incrível, como vamos mencionar um pouco mais a seguir. Na realidade, eles são maioria no mercado de joalherias, sendo mais difícil encontrar itens puros com 24 quilates.

Então, sim, um brinco semi joia pode ser banhado a ouro. Além disso, como veremos também um pouco mais a seguir, uma das principais vantagens de semi joias que são banhadas é o seu preço: caem pela metade ou até 2x menos quando comparamos com o preço cobrado por uma joia pura.

Como acontece o banho de ouro nos brincos?

E como acontece o banho de ouro nos brincos? Qual é o tipo de técnica utilizada em itens banhados? Na realidade, o processo é o mesmo para qualquer item, seja este um brinco, uma pulseira, um colar ou até mesmo uma aliança. Portanto, é importante entendermos sobre o processo em geral.

No quesito direto, o “banhado” significa literalmente que o item tomou “um banho” de ouro. Nesse caso, o brinco em sua forma natural (quando ainda é composto em maioria por metais de qualidade inferior) é colocado dentro de um local quando o metal ainda está quente e em seu estado líquido.

Dessa forma, o calor do metal confere que sua absorção por parte do brinco será maior e mais rápida. Dessa forma, o brinco é retirado logo após o banho e deixado em um local adequado, até que seque e esfrie o suficiente para que possa ser pegado em mãos de forma segura.

E pronto, o banho está pronto. Essa técnica garante maior absorção de ouro, como mencionado, pois o calor do líquido permite que todas as partes do brinco sejam acometidas pelo ouro, que agora está combinado com outros metais, formando assim uma semi joia completa.

Brinco folheado é a mesma coisa que brinco banhado?

Brinco folheado é a mesma coisa que brinco banhado? Como resultado final do produto, sim, ambos são semi joias. Mas, em termos de técnica aplicada, quantidade de ouro contida no brinco e qualidade final, a técnica de folheado e banhado são totalmente distintas e você precisa entender o porquê.

Abaixo, deixamos um pequeno trecho de outro conteúdo nosso, onde explicamos a diferença entre folheado e banhado. Leia:

Em suma, a diferença entre uma e outra está contida, unicamente, no método em que o metal nobre (nesse caso o ouro) é aplicado na semi joia, que até então só possui metais de qualidade inferior em sua composição. Abaixo, explicamos o funcionamento de cada uma e sua diferença:

  • Folheado a ouro: como o próprio nome indica, a semi joia é folheada. Vamos imaginar uma aliança folheada a ouro. Aqui, uma fina folha de metal nobre é passada sobre toda a superfície da aliança até que ela esteja completa;
  • Banhado a ouro: seguindo o mesmo exemplo da aliança, neste caso, o item é – literalmente – banhado no metal nobre puro (nesse caso o ouro) ainda quente, para que possa absorver desse metal em sua composição.

Em termos de praticidade e atualidade, quase nenhuma semi joia é folheada a ouro nos dias de hoje. Isso acontece porque o método, além de ser mais demorado, também não cobria toda a superfície da semi joia da forma desejada, deixando com menor qualidade do que era pra ter.

Portanto, é muito mais comum encontrar semi joias banhadas a ouro, ou seja, que passaram pelo procedimento que mencionamos acima: sendo banhada em uma solução quente do metal nobre em questão.”

Qual o valor médio de um brinco banhado a ouro?

E qual é o valor médio de um brinco banhado a ouro? Diferentemente das alianças, onde os formatos são quase sempre padrão, quando falamos de brincos a situação é diferente, e, por isso, não é possível definir de forma exata qual o valor médio de um brinco banhado a ouro, já que este possui modelos infinitamente diferentes.

Mas, o que podemos garantir a você é que seu preço de mercado é bem mais em conta do que se comprar um brinco de 24 quilates, que, portanto, é composto em 100% por ouro puro, chegando na casa dos 5 mil reais ou até mais.

E então, entendeu melhor o que é e como é feito um brinco folheado a ouro? O que achou dos detalhes? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!

Deixe um comentário