Aliança banhada a ouro 18K – Quantas partes de ouro? Qual o valor? Vale a pena?

Aliança banhada a ouro 18K vale a pena? Quanto custa esse tipo de aliança? Onde podemos encontrar a melhor aliança desse tipo para comprar? Qual a durabilidade desse tipo de aliança? Alianças banhadas a ouro 18K são consideradas semi joias? Como encontrar uma joia de verdade e totalmente banhada a ouro?

Alianças banhadas a ouro 18K são muito procuradas por casais de noivos que estão vendo a data do casamento se aproximar. Na realidade, muitos casais quando noivam já compram uma aliança de ouro amarelo para usar no dedo anelar da mão direita, sendo a mesma usada após o casamento, mas sendo movida para a mão esquerda, também no dedo anelar.

Dessa forma, faz-se uma economia muito grande. A aliança de 18K em ouro é a mais procurada porque, atualmente, é a quantidade de quilates mais alta contida em uma semi joia antes do ouro puro, considerado quatro ou cinco vezes mais caro e às vezes até mesmo difícil de encontrar: o ouro de 24 quilates.

Pensando em explicar melhor sobre a aliança banhada a ouro 18K, preparamos um conteúdo exclusivo onde explicamos a você um pouco mais sobre esse item muito procurado por quem vai casar. Portanto, se estiver buscando entender mais sobre a composição dessa aliança, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo. Vamos lá, leia conosco!

O que é uma aliança banhada a ouro 18K?

Uma aliança banhada a ouro 18K, como o próprio nome indica, trata-se de uma aliança que não é feita totalmente em ouro, mas sim composta por a grande maioria de metal nobre (ouro), e o seu restante com outros metais de menor qualidade, que surgem para diminuir o valor da aliança no final.

A letra “K” é usada para definir a quantidade de quilates que uma aliança possui. Quando uma aliança possui 24K, significa que é de ouro puro. Quando falamos de uma aliança de 18K, significa que esta possui 18 partes de ouro puro, e 6 de outros metais de baixa qualidade, como mencionamos anteriormente.

Em termos de porcentagem, significa que, ao menos 75% da aliança (¾, leia-se três quartos) é feita de metal nobre, ou seja, ouro. É daí, portanto, que surge a expressão conhecida como “ouro 750”, muito usada para definir a qualidade de uma aliança e sua quantidade de ouro na composição em países da Europa. Por lá, não se usa a medida de quilates, mas sim de centena.

Como uma aliança é banhada em ouro?

Basicamente, o processo é bem simples: a aliança em questão, quando ainda composta somente por metais de baixa qualidade, é colocada em uma solução líquida de ouro puro, em temperatura alta. Dessa forma, em pouco tempo a aliança irá absorver a quantia desejada pelo ourives.

Vale ressaltar que o processo de banho é melhor do que folhear. Além disso, dificilmente você encontra semi joias folheadas a ouro nos dias atuais, visto que se trata de uma técnica que foi deixada de lado já há alguns anos. Portanto, foque na busca por alianças banhadas em ouro.

Qual o valor de uma aliança banhada a ouro 18K?

Bem, isso depende: depende muito do tamanho e modelo de aliança que estamos analisando. Em termos gerais, quanto maior for a aliança em termos de tamanho e espessura, mais cara ela será, afinal, será necessária uma quantia maior de metal nobre para cumprir o requisito de 75% de ouro em sua composição.

Por exemplo: o redator que vos escreve comprou um par de alianças de casamento de ouro 18K. O par de alianças em questão é de tamanho 22 (sim, as duas alianças de tamanho 22). Trata-se de um modelo de espessura ultrafina, portanto, possui uma quantidade menor de ouro em sua composição, por mais que o tamanho seja ligeiramente alto. Quanto paguei? R$1.650,00 pelo par.

Porém, você pode encontrar alianças mais baratas do que isso, mesmo em 18K. Basta pesquisar mais e avaliar outros detalhes em sua procura, como a própria espessura da aliança. Além disso, muitas vezes uma aliança de 12K (12 partes de ouro e 12 partes de metais diversos) cumpre as expectativas, e custa bem menos do que esse valor que mencionamos.

Aliança de ouro 18K é semi joia?

Sim, trata-se de uma semi joia. Por mais que estejamos falando de um item representado em 75% por ouro, por causa dos seus 25%, portanto, não é uma joia pura. Dessa forma, trata-se de uma aliança em semi joia. Apesar disso, não significa que seja algo ruim, pelo contrário: sua durabilidade pode ultrapassar décadas, principalmente quando bem cuidada.

Portanto, vale sim a pena comprar esse tipo de aliança, pois sai mais em conta financeiramente falando, além de ter a beleza que qualquer aliança de 24K também oferece. Esperamos ter ajudado você a conhecer mais sobre a aliança banhada a ouro 18K. Até a próxima!

Deixe um comentário