Diferença de folheado e banhado a ouro – Qual é a melhor técnica?

Qual a diferença de folheado e banhado a ouro? Qual dos dois tipos é o melhor? Vale a pena comprar uma joia banhada a ouro? E folheada a ouro? Qual a diferença de custo entre uma joia e outra? Quais são as técnicas utilizadas para obter um resultado final satisfatório em ambas as situações? Ambas são semi joias?

No mundo das joias, são muitas as opções que temos disponíveis para a compra. Desde produtos simples e baratos, que possuem menor durabilidade, até produtos de alta qualidade e que podem durar décadas, sendo bem cuidados ou não: este último caso é o que acontece quando compramos joias reais de metal nobre.

Dessa forma, cabe a nós escolher qual tipo de produto é o mais indicado para o que desejamos: um simples anel para usar como adorno, ou então uma aliança de casamento que ficará na mão dos então noivos por décadas? Em cada um destes casos há uma recomendação de produto.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo interessante onde ajudamos você a compreender um pouco mais sobre a diferença de folheado e banhado a ouro. Portanto, caso esteja pensando em comprar uma semi joia e não sabe qual das duas é a melhor, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo. Vamos lá, leia com a gente!

Diferença de folheado e banhado a ouro: qual é?

Afinal, a diferença de folheado e banhado a ouro é muito grande? Qual é? Em suma, a diferença entre uma e outra está contida, unicamente, no método em que o metal nobre (nesse caso o ouro) é aplicado na semi joia, que até então só possui metais de qualidade inferior em sua composição. Abaixo, explicamos o funcionamento de cada uma e sua diferença:

• Folheado a ouro: como o próprio nome indica, a semi joia é folheada. Vamos imaginar uma aliança folheada a ouro. Aqui, uma fina folha de metal nobre é passada sobre toda a superfície da aliança até que ela esteja completa;
  • Banhado a ouro: seguindo o mesmo exemplo da aliança, neste caso, o item é – literalmente – banhado no metal nobre puro (nesse caso o ouro) ainda quente, para que possa absorver desse metal em sua composição.

Em termos de praticidade e atualidade, quase nenhuma semi joia é folheada a ouro nos dias de hoje. Isso acontece porque o método, além de ser mais demorado, também não cobria toda a superfície da semi joia da forma desejada, deixando com menor qualidade do que era pra ter.

Portanto, é muito mais comum encontrar semi joias banhadas a ouro, ou seja, que passaram pelo procedimento que mencionamos acima: sendo banhada em uma solução quente do metal nobre em questão.

Folheado e banhado são semi joias?

Itens folheados e banhados a ouro são semi joias? O que é uma semi joia, afinal? Em termos de produto final, ambas as técnicas resultam em um mesmo produto: uma semi joia. Portanto, independentemente se você estiver comprando uma aliança folheada ou banhada a ouro, ambas serão semi joias.

Uma aliança em semi joia, portanto, nada mais é do que uma aliança que é composta em grande parte por materiais de menor qualidade, mas banhadas com um metal nobre como o ouro e a prata. É um produto de alta qualidade, por incrível que pareça, podendo durar décadas se for bem cuidado.

Seu preço também está bem abaixo do que custa uma joia comum: enquanto uma aliança de prata pura pode chegar a custar R$900,00 ou mais, uma semi joia de prata dificilmente irá passar da casa dos R$600,00. Nossa recomendação é que pesquise bastante antes de comprar, principalmente se for um item de ouro.

Analise bastante os preços, modelos e qualidades encontradas nesse tipo de produto, pois assim pode escolher a melhor opção entre as disponíveis.

Folheado e banhado a ouro: qual é a melhor?

Já sabemos qual a diferença de folheado e banhado a ouro, mas afinal, qual é a melhor? Atualmente, como mencionado, o método de folheado a ouro nem mesmo é usado. Raramente você encontrará uma semi joia que chegou ao seu conteúdo final por meio desta técnica, que está ultrapassada.

Portanto, em termos técnicos, o banho de ouro sempre será superior. Isso acontece porque o calor do metal em líquido confere maior resistência para o item, além de se fixar mais rapidamente. Dessa forma, apesar de ser uma semi joia, pelo fato de ter sido banhada (e não folheada) conseguirá absorver maior quantidade de metal nobre em sua composição.

Quantos quilates tem o ouro puro?

Vai casar e quer saber qual é a aliança que não é semi joia? A quantidade de quilates em um item de ouro como uma aliança é medida através dos quilates. Assim, quanto maior for a quantidade de quilates (12K, 18K, 24K), maior é a quantidade de ouro usada em sua composição.

Dessa forma, se você busca comprar uma aliança de ouro puro, ou seja, 100% de ouro em sua composição, deve comprar um par de 24K, que é a maior quantidade de quilates que compõem uma aliança. Até a próxima!