Quando vemos lindas joias em exposição dificilmente paramos para pensar em como ela foi criada, mas o interessante é justamente a história que aquela joia carrega, todo seu processo de criação, que se inicia justamente no ato de como desenhar joias.
Neste artigo não temos como objetivo lhe ensinar exatamente como desenhar joias, mas sim lhe trazer alguma luz sobre o tema. Digo isso porque o processo de desenho de joias envolve diversas etapas e conhecimentos técnicos, que ensinamos em nosso curso completo Desenho de Joias by Telma Costa.
O primeiro passo a se pensar é sobre o objetivo da joias a ser desenhada, se trata de uma joia para venda em uma joalheria? Talvez uma joia que fará parte de uma coleção exclusiva? Ou se trata de uma joia que já possui uma história vinculada a ela?
Como pode ver existem situações bastante distintas quando o assunto é desenhar joias, o papel do designer de joias é dar vida a este projeto e para isso antes de qualquer coisa precisa compreender qual a busca de seu cliente com esta joia. Como exemplo vamos pegar uma situação hipotética de uma joia em que a pedra seja a estrela principal, é uma pedra preciosa que se trata de herança, querem fazer uma bela joia que contenha esta pedra.
Como Desenhar Joias com Pedras Preciosas?
Seguindo nosso exemplo a primeira coisa que se sabe é que não devemos fazer alterações na pedra preciosa, afinal ela possivelmente já estará lapidada e deve permanecer com as mesmas características, portanto o desenho da joias deverá se adaptar à pedra preciosa.
O primeiro passo importante antes de fazer o desenho da joia é ter as especificações da pedra preciosa que será utilizada, com isso você terá condições de saber qual a melhor forma de posicionar esta pedra em sua joia de forma harmônica.
Outro passo muito importante neste caso é compreender o que o cliente deseja, compreender a história desta pedra preciosa. Com isso terá como decidir qual será seu ponto de partida, se irá desenhar uma joia contemporânea ou algo mais clássico por exemplo.
Agora que já conhece as especificações técnicas da pedra preciosa a ser utilizada em sua joia e também já definiu o estilo que irá utilizar em seu desenho de joia é o momento de selecionar em que materiais esta joia será confeccionada, podem ser materiais como ouro, prata, ouro branco, ouro com ouro branco, etc.
Preparando o Espaço de Trabalho para Desenhar Joias…
O espaço de trabalho é muito importante, de nada adianta aprender todas as técnicas que ensino no Curso Desenho de Joias e tentar trabalhar em um local inadequado, sem seus materiais de desenho à mão, etc. Portanto esteja atenta a estes quesitos antes de começar o desenho da joia em questão:
- Local com boa iluminação;
- Posição confortável para fazer os Desenhos de Joias;
- Deixe todos os seus materiais de desenho à mão e em condições de uso.
Com estas etapas feitas é o momento de começar a “brincar” com as formas, faça rascunhos despretensiosos e notará que lentamente seu desenho de joia começará a tomar forma, você vai começar a realmente gostar do que está vendo diante de seus olhos no papel.
Uma vez que as formas de seu rascunho já estejam bem definidas é o momento de passar isto para seu desenho final, agora sim irá fazer o desenho completo e trabalhar na arte final desta joia, que servirá tanto para aprovação de seu cliente como também para o joalheiro fazer a joia em si.
Submeta seu Desenho de Joias para Apreciação e Aprovação de seu Cliente!
Ao enviar o desenho para seu cliente podem ocorrer duas situações, a primeira e mais simples é seu cliente aprovar seu desenho. Outra situação também relativamente comum é seu cliente solicitar alguma alteração.
No caso de seu cliente solicitar alterações, avalie se o que o cliente está solicitando é possível de ser feito, sendo possível faça e envie a ele novamente. Caso ele solicite algo que não pode ser feito por motivos técnicos, explique ao cliente o motivo de não ser possível fazer o que ele solicitou.
Uma vez que seu desenho tenha sido aprovado por seu cliente é hora de confeccionar a joia, então tanto o desenho quanto a pedra preciosa a ser utilizada devem ser enviados para um joalheiro de sua confiança para que este execute o trabalho.
Deste ponto em diante seu trabalho como Designer de Joias terminou, mas recomendo que acompanhe todo o processo até a entrega da joia para seu cliente, não apenas para se certificar de que o trabalho foi entregue como também para ter foto da joia pronta, que será interessante ter em seu portfólio.